A Igreja Batista brasileira e a maçonaria

Levado por um questionamento posto na igreja em que congrego, se, conhecendo a base maçônica na Igreja Batista brasileira, deveríamos ou não nos desfiliarmos da Convenção Batista, resolvi buscar a resposta de Deus através de uma pesquisa histórica e bíblica, a fim de chegar a uma opinião.

Se alguém ainda tem dúvidas sobre a maçonaria pode ver o debate no Programa Vejam Só, onde dois cristãos, que atingiram o grau mais alto dentro da instituição, apresentam seus argumentos, sendo que o Dr. Abimael expõe toda a face oculta da maçonaria e mostra que realmente é uma organização diabólica a qual um cristão verdadeiro jamais deveria ser membro:

Programa Vejam Só – O Cristão e a Maçonaria:

http://www.youtube.com/user/CarolPhysik#p/c/0/txquBV-pAe8

A palavra de Deus em Ezequiel 8:17 (http://www.bibliaonline.com.br/acf/ez/8) condenou a Maçonaria muito antes desta organização ter sido criada, como uma profecia, descrevendo nitidamente um ritual feito por eles em determinadas cerimônias, como podem comprovar no vídeo acima.

Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. (Ezequiel 8:17)

Em relação à presença de maçons na fundação da Igreja Batista no Brasil, isso é comprovado através de relatos históricos. Inclusive a criação da Convenção Batista dentro de uma loja Maçônica, como podem comprovar nestes documentos:

http://primeiraigrejavirtual.com.br/2010/11/11/origens-batistas-rastro-de-sangue-ou-rastro-manico/

Quem não acredita pode ler o relato em um site maçom:

http://www.lojaantoniojoao.com.br/not-view.php?not_id=5

Aqui neste vídeo mostra que atualmente em alguns lugares do país, a Igreja Batista tem influências maçônicas:

http://www.youtube.com/watch?v=8b0AO3P_vRI

Porém isso em nada nos afeta. Não existe maldição hereditária. Vejam o que diz em Ezequiel 18:20, o mesmo profeta que condena a Maçonaria (http://www.bibliaonline.com.br/acf/ez/18)

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ezequiel 18:20)

Ou seja, se guardarmos os ensinamentos do Senhor, nada temos a temer.

E quanto ao Jugo?

Será que estamos mesmo “debaixo de um jugo”? Quais as provas que atualmente a Convenção Batista é controlada pela Maçonaria?

Seriam todos estes pastores maçons?

http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=11

Destaque para o presidente, Pr. Paschoal Piragine Júnior, que em ocasião das eleições presidenciais foi taxativo em solicitar que os crentes não votassem em Dilma Roussef e Michel Temer.

Sendo Temer um maçom quase confesso, estaria o Pr. Paschoal Piragine indo contra um “irmão”? Não seria vantajoso para uma organização como a CBB ter um vice-presidente aliado?

Portanto, reflitamos:

– Podemos tomar uma decisão desta magnitude sem seguir o que orienta nosso Estatuto?
– Podemos simplesmente nos desligar da Convenção sem ao menos ouvi-la?
– É correto julgar sem ter provas concretas, baseadas apenas nas palavras de um homem, por mais íntegro que seja?
– Realmente devemos temer os pactos feitos por nossos antepassados?
– Quais os danos podemos sofrer por sermos submissos a instituições com base no satanismo?
– O que a bíblia diz a respeito disso tudo?

Em Cristo,

Anúncios

Sobre Abner Phillip

Servo de Deus, marido, pai, designer, publicitário, blogueiro, músico e gerente de e-commerce nas horas vagas. Inconformado com o mundo, revoltado com o rumo que tem tomado a Igreja evangélica.

Publicado em 28/09/2011, em Apologética, Cultura, Espiritual, Filosofando, Heresias, Polêmica e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Eu mandei varios e- mais para a Convenção Batista Brasileira pergunto se a Igreja é contraria a Maçonaria,pois gosoto de saber a verdade direto da fonte,porem jamais me responderam!
    A Convenção Batsita Brasileira devia esclarece o assunto em seu site oficial se é Contra ou a favor da Maçonaria,pelo menos para os membros saberem a Verdade.
    tambem os Batistas deviam solicitar da Convenção Batista Brasileira uma resposta sobre o assunto!

  2. Eu gostaria muito de saber a posição oficial da CONVENÇÃO BATISTA BRASIILEIRA a respeito da Maçonaria.
    se a CBB é Contra ou favor de que Cristão seja maçons ?
    acho que seria benéfico a todos uma Resposta da CBB .
    Mais eu pessoalmente penso que um Cristão deve lealdade só a Jesus Cristo e para mim um Cristão Batista Não deveria participar da Maçonaria!

  3. Melo
    Se não há uma resposta ao povo batista, acredito que seja o medo da denominação cair em descredito. mas não há como fugir disso, querendo ou não já não somos os mesmos.

  4. Maria Betannia

    Já li muito sobre a maçonaria, essa organização é muito mais forte do que imaginava.Foi muito TRISTE saber que a igreja batista se originou da Maçonaria,isso tá comprovados através de documentos e até dos próprios antepassados. A CBB deveria sim esclarecer isso pra todos os crentes batistas, sabemos que a maçonaria é satanista e não se pode servir a dois deuses.

  5. Fico triste em saber que os estudiosos e entendidos sobre as igrejas, não saibam ainda que a Maçonaria não é e não será de nenhuma religião, e quando “alguns afirmam que ela é satanista, deveria ao menos estudar um pouco mais.
    A maçonaria consegue colocar vários adeptos de inumeras religiões no interior de uma loja e nem um deles irá tentar persuadir os outros irmãos a se converter ao seu credo, pois dentro da maçonaria a unica coisa exigida é que seus membros acredite em DEUS.
    Concordo que a igreja Batista iria sim conseguir suas raizes em nosso pais com ou sem a ajuda dos maçons, e isto é o que importa, pois acredito que se não fosse a vontade de DEUS, nem a maçonaria, nem a Batista nem outra instituição qualquer iria ser criada.
    Não sou Batista, mas admiro a sua doutrina, tenho um primo que é Pastor da Batista e nunca tivemos intrigas etc…entre nós, inclusive sempre que possivel vou assisti-lo pois isto me faz bem.
    Volto a afirmar, maçonaria não é religião e não podemos misturar isto.
    Dentro de qualquer organização, existem homens bons e ruins, inclusive dentro das igrejas existem pessoas que boas e pessoas que não valem um centavo, mas no momento em que elas estão ali em convivio com os outros, elas tem um momento para refletir nas coisas erradas que elas estão fazendo e então esta é a hora em que DEUS esta lhe chamando ao trabalho.
    Sou maçom? claro que sou, (MICTMR) mas antes de mais nada acredito em DEUS e tenho o meu credo e não fico tentando achar passagens na biblia que condene a Maçonaria, pois todos sabemos que o Livro Sagrado contém várias passagens e podem ser interpletados de várias maneiras e com o conceito formado na cabeça de quem estar lendo, então, se uma pessoa for contra a Maçonaria ela irá buscar de todas as formas achar trechos Bíblicos contra os Maçons e se ela for a favor, ela irá buscar trechos favoráveis.
    O que eu posso afirmar é que a Maçonaria somente aceita homens livres e de bons costumes em seu seio, e combate o nepotismo, a ignorância os preconceitos e o fanatismo que existe dentro de várias pessoas.
    A igreja católica condena a nossa Ordem, mas ela também condenou todas as outras religiões e hoje vocês podem reparar o quanto a igreja vem mudando e este pré-conceito que ela criou, ainda perdura até hoje, mas devemos lembrar que o Maçons foram perseguidos de todas as formas e até hoje carregam este estigma e muitos estudiosos afirmam umas besteiras e garantem que os maçons fazem pactos com o diabo, que vendem suas almas, que bebem sangue, que adoram o bode, que piriri que póroro e por ai vai.
    Todos nós temos o direito de falar o que quizermos, pois nem mesmo a inquisição conseguiu tirar a nossa liberdade de pensamento.

    ALGUMAS PERGUNTAS:

    – SE EXISTE UM CLUBE ONDE EU NÃO SOU MEMBRO, EU NÃO CONSIGO ENTRAR, ENTÃO ISTO QUER DIZER QUE ELES SÃO RUINS?
    – OS BATISTAS OU OUTRO CRENTE SE UM DIA FOREM NA IGREJA CATÓLICA ELES NÃO PODEM RECER A HÓSTIA, ISTO SIGNFICA QUE O BATISTA NÃO ACREDITA EM DEUS? OU ELE NÃO PODE DEVIDO NÃO TER FEITO A PRIMEIRA COMUNHÃO?
    – DENTRO DA BATISTA, TEM ALGUMAS REUNIÕES QUE UM MEMBRO COMUM NÃO PODE PARTICIPAR, ISTO QUER DIZER QUE ELA É SATANISTA?
    – A LENDA DIZ QUE TODOS OS MAÇONS SÃO RICOS, E QUE QUANDO ENTRAMOS NA ORDEM RECEBEMOS UMA FORTUNA SERÁ QUE ISTO É VERDADE?
    – NA MAÇONARIA OFICIAL DO BRASIL, NÃO É ACEITO MULHERES, MAS ISTO PODE OCORRER EM QUALQUER LUGAR, VEJAM QUE NO CONVENTO DE FREIRAS TAMBÉM NÃO ACEITAM HOMENS.
    – HOJE EXITEM TIMES DE FUTEBOL MASCULINO E FEMINO, PODE UM HOMEM JOGAR OFICIALMENTE NO TIME DAS MULHERES OU VICE E VERSA?
    – DIZER QUE SABEMOS QUE A MAÇONARIA É SATANISTA NÃO É UMA PRETENÇÃO MUITO ALTA PARA QUEM NEM É DA MAÇONARIA É ? ESTE COMENTÁRIO SERÁ QUE ELE TAMBÉM NÃO É SATANISTA?´
    – EXISTEM DOIS DEUSES? ENTÃO ME MOSTREM QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELES, POIS EU ACREDITO EM APENAS UM QUE FOI O GRANDE CRIADOR DOS MUNDOS QUE NOS ILUMINA E NOS DA FORÇA E QUE É O PAI DA HUMANIDADE. AGORA AFIRMAR QUE EXISTE UM DEUS DA MAÇONARIA E OUTRO DAS IGREJAS SOMENTE EM DETERMINADAS IMAGINAÇÕES SEM FUNDAMENTOS PODEM ALEGAR ISTO.

    ACREDTIO QUE AINDA NÃO TEVE NENHUMA EXPLICAÇÃO POR PARTE DA IGREJA BATISTA EM RELAÇÃO A MAÇONARIA, PORQUE OS PASTORES E LIDERES SÃO INTELIGENTES E SABEM QUE ISTO NÃO IRÁ MUDAR EM NADA A VIDA DA IGREJA BATISTA, POIS SE ELA HOJE VIVE É PORQUE DEUS PERMITE E NÃO POR CAUSA DA MAÇONARIA OU OUTRA ORDEM OU PESSOA QUALQUER.

    Todos nós somos irmãos então, vamos nos unir conforme diz o Salmo 133 “a excelência da união fraternal´´:Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
    É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
    Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre´´.

    Um grande abraço a todos e vamos tentar lembrar pelo menos um pouquinho de que “o que a gente não quer que falem de nós não vamos falar dos outros´´.
    Geralmente nunca escrevo em sites etc… como este, mas hoje acredito que algo tocou em meu coração e decidi fazer este texto.

    Viva todas as religiões, seja ela qual for , pois todas buscam DEUS e ajudam as pessoas, então viva os Pastores, viva seus seguidores, viva a humanidade e viva a Maçonaria.

    HÉLIO MARCOS
    M.´.I.´.

  6. Gil Mineiro

    Estás mal informado Hélio, ou então fazes partes dos ‘ignorantes’ ou ‘enganados’, ou queres nos enganar. Procure e acharás, comece por aqui: http://www.espada.eti.br/rv109.asp. Maçonaria é sim religião, e vem desde Nimrode da Bíblia (ou Osíris na tradição egípcia). Maçonaria não acredita em Deus, mas sim em G.A.D.U., que é tão somente uma sigla que incorpora simbologia pagã dos vários deuses de todas as religiões. Também não creem em Jesus Cristo como Filho de Deus encarnado e ressuscitado. O assunto rende.

  7. Grande e sabio Gil Mineiro, obrigado por me julgar de duas coisas “ ignorantes ou que eu quero lhe encanar´´.
    Isto mais uma vez demonstra que você é um verdadeiro sabil,
    Porém, nunca chamarei e nem jugarei ningúém, pois não tenho este habito, e penso que isto é um dos maiores pré-conceitos intranhados na mente daqueles que se julgam superior aos outros, será que isto não é pecado??
    Realmente o assunto rende, mas fico por aqui.
    Saiba que a sua verdade nem sempre é ou será a verdade de todos.
    Saiba também que acredito sim em Jesus Cristo, inclusive se você tiver algum tempo, tente achar algumas coisas no grau 18, mas claro, você apenas irá achar coisas banais na internet, que estas sim, enganam e usurpam os pensamentos daqueles que acham que sabe de algo.
    A internet aceita tudo, e não tem base nenhuma, agora me orientar a me guiar por um site…. isto sim é me chamar de burro, mediocre, ou seja: pesquisa de preguiçoso ou cansado mentalmente, ou para pessoas carentes de informação, para não dizer burro.
    Fique tranquilo, pois não tenho e nunca vou ter a intenção de enganar ninguém e você como um Batista fervoroso que deve ser, um dia irá achar a resposta e dai sim poderá defender ou não a “sua verdade´´.
    Um grande abraço e saiba o quão bom é que os irmãos vivam em união; Salmo 133.
    A excelência da União Fraternal.

  8. Gil Mineiro

    Não sr. Helio, não sou sábio, não sou batista, e não sou o dono da verdade. Expus apenas um ponto de vista diferente do seu. Portanto, nada pessoal. E claro, é sempre bom estudar mais, pois é o que diz Albert Pike, seu guru maior, aquele mesmo que diz que existem maçons que merecem ser enganados, pois não estão verdadeiramente preparados. Está tudo em Morals and Dogmas, para quem quiser ver. E nem vou entrar em assuntos mais polêmicos, como o significado ‘oculto’ do Obelisco, por exemplo. O assunto rende, rende muito.

  9. É cômico a discurso sobre a maçonaria e a igreja batista, vocês querem saber se a fundação da igreja batista no Brasil tem relação com a maçonaria?
    Digo que sim!
    Vocês querem provas?
    É somente ir ao cemitério dos americanos de Santa Bárbara d Oeste e verá todas as lapides com simbolos maçonicos, dentre eles meus parentes,
    E ai vem a questão, eram só batistas ?
    Não , eram metodistas, batistas e todos aqueles que não eram batizados na igreja catolica mas seguiam os ensinamentos de Jesus.
    Mas no imaginário do povo brasileiro, foi colocado que o maçon era coisa do diabo, por um item principal, a liberdade de pensamento, todos somos livres, em um tempo que estado e igreja eram uma coisa só, esse tipo de pensamento era revolucionario e deveria ser combatido,
    Nada mais propicio do que criar a crença que maçon estava relacionado ao oculto, pois era uma sociedade secreta na época, secreta pois o pensamento de liberdade era tido como revolucionario e devia ser combatido.
    A igreja batista teve relevancia na criação da republica, sim ela teve!
    As ideias progressistas foram instituidas no Brasil para a liberdade de expressão do povo?
    Sim foram!
    Se não fossem os ideais maçonicos, o Batistas e evangelicos em geral seriam enterrados em cemiterios particulares, haveria a secregação por vários anos, conforme ocorreu no inicio da congregação.
    Existe algo maior que discutir sobre maçonaria e igreja, Precisamos no ater no bem ao proximo, algo que Jesus nos ensinou, ele não criou uma nova denominação religiosa, ele pregou o amor ao proxima o convivio entre irmãos independente de raça ou credulo,
    Se meu irmão ao ler isso recusa esse ou aquele por causa de seus credulos ou forma de encarar o mundo, digo a você meu irmão, leia mais a Biblia mas com os olhos da misericordia e o amor de Jesus.
    Tudo nesta vida está interligado.

  10. Parabéns meu Irmão, todos nós somos e devemos conviver unidos com DEUS sempre nos ensinou.
    Espero que um dia todos consigam entender que somos livres e de bons costumes, inclusive sobre a nossa LIBERDADE DE PENSAR, pois quase tudo pode ser tirado da cabeça do ser humano, menos a sua Liberdade de Pensamento, pois mesmo sem a oportunidade de expressão que as vezes são impostas, ainda temos nossa mente livre e isto nunca será combatido.

    Parabéns.

  11. Conheço pastores batistas aqui no pará que são marçons.alguns mentem negando.porque muitos que são maçons negam? O adutero e exemplo baso etc são excluídos nas reuniões de negócios da igreja e porque os nas bs n são?será q é porque a maioria da diretoria a cnbb também e maçon?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: