Falsos profetas ou líderes incompreendidos?

Como professor da Escola Bíblica há quase dois anos tenho moderado (e muitas vezes provocado) diversas discussões acerca desse estranho “movimento” que invadiu o meio cristão, principalmente na vertente neo-pentecostal. Discussões essas que causaram até mesmo o afastamento de alguns alunos da minha classe, indignados por criticarmos alguns líderes famosos e questionarmos a autenticidade de suas ações.

A grande questão é que não dá para ficar estático diante dos fatos. Enquanto estamos focados em nosso mundinho de “denominação tradicional” ou na alienação de “o que importa é a obra”, lá fora tem uns caras muito esquisitos, alguns outrora de respeito, que parecem ter criado uma forma diferente de seguir a Bíblia (se é que a seguem).

Como já disse o Genizah, tem gente por aí, com tanto milagre, tanta cura na conta, que perto deles, Jesus é só um aprendiz de curandeiro. Agora, se têm esse poder todo, por que ao invés de cobrar 30% de dízimo, não multiplicam o dinheiro da igreja? É pela obra, oras.

O que mais me deixa furioso é a forma deturpada que esses caras usam a palavra de Deus. Fazem dos cultos verdadeiras alegorias idolátricas com direito a unções bizarras, “pirotecnias sobrenaturais” e até mesmo réplicas da “Arca da Aliança”. Não sabem eles que o véu foi rasgado? Esquecerem que Jesus é a NOVA ALIANÇA? Estão voltando ao vômito com práticas abolidas pelo sacrifício na cruz.

Será que esses nobres pastores, bispos, missionários, apóstolos ou patriarcas (essa doeu heim…) nunca leram os textos que narram a morte de Uzá (1 Crônicas 13) por tocar na Arca?  Ou não sabem que a Arca NÂO deve ser reproduzida, conforme Jeremias 3:16? (“E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra.”).

A Bíblia está cheia de textos que nos advertem sobre o surgimento de falsos profetas bem como da multiplicação de falsas doutrinas. Jesus mesmo disse: “Acautelai-vos dos falsos profetas” (Mt 7.15). “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos… operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (Mt 24.11,24). Cristo avisa claramente sobre um movimento de falsos sinais e maravilhas nos últimos dias, promovido pelos falsos profetas.

Paulo compara esses falsos profetas a Janes e Jambres, que se opuseram a Moisés e Arão (2 Tm 3.8) com sinais e maravilhas operados pelo poder de Satanás. Pedro advertiu que assim como houve falsos profetas no tempo do Antigo Testamento, “assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras…” (2 Pe 2.1). O apóstolo João declarou que já em seus dias “muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 Jo 4.1).

Será que, mesmo com todas estas referências, estamos errados em questionar certos líderes e práticas, só porque “estão levando almas para Cristo”? Será que estas almas realmente estão seguindo a Cristo, ou estão caminhando enganosamente para os braços de Satanás?.

Sejamos razoáveis no estudo da Palavra de Deus, para não sermos enganados pelo “Caçador do Inferno”.

Anúncios

Sobre Abner Phillip

Servo de Deus, marido, pai, designer, publicitário, blogueiro, músico e gerente de e-commerce nas horas vagas. Inconformado com o mundo, revoltado com o rumo que tem tomado a Igreja evangélica.

Publicado em 02/08/2010, em Polêmica. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. MUITO BEM PARCEIRO, SENTI FIRMEZA NO SEU BLOG…
    VC TEM PERSONALIDADE. QUE O SENHOR TE ILUMINE, GRAÇA E PAZ!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: